Golpes nas compras de fim de ano: como se precaver na Black Friday e na Cyber Monday

É uma armadilha muito comum. Você está navegando no TikTok quando aparece um anúncio da sua marca de sapatos favorita. As promoções da Black Friday e da Cyber Monday estão por toda parte, e esta – compre um e leve outro de graça – parece completamente legítima.

O site para o qual ele direciona também parece real. O logotipo, as páginas de produtos e até mesmo o carrinho de compras correspondem ao que você esperaria da marca. Você faz seu pedido e segue em frente.

Alguns dias depois, você percebe a cobrança em seu extrato. É a quantia certa, mas o pagamento não foi para a loja que você pensou. Em vez disso, há um nome de empresa que você não reconhece.

É aí que você se dá conta: o site não era real. Você foi enganado.

A alta temporada de compras é também a alta temporada de golpes, com ofertas e anúncios falsos sendo uma das principais táticas usadas para enganar os consumidores.

Quase todos os adultos dos EUA planejam fazer compras online nesta temporada, sendo que cerca de metade planeja fazer isso diariamente ou mais. Os golpistas sabem que, quando as pessoas estão com pressa para comprar presentes e clicam em “finalizar compra”, elas também estão menos propensas a parar e verificar o que estão vendo.

É nesse momento que os fraudadores atacam, muitas vezes usando inteligência artificial para fazer com que suas mensagens e sites falsos pareçam autênticos.

A pesquisa da McAfee sobre compras de fim de ano de 2025 revelou que quase metade dos norte-americanos (46%) afirma já ter se deparado com esses golpes com tecnologia de IA durante as compras.

Como a IA está capacitando os golpistas de fim de ano

A era dos “golpes óbvios” acabou.

As ferramentas de IA generativa simplificaram a clonagem de sites de marcas, a cópia de vozes de influenciadores e até mesmo a criação de anúncios em vídeo realistas que promovem vendas falsas. E nossa recente pesquisa State of the Scamiverse descobriu que  as pessoas têm dificuldade para identificar deepfakes, com 39% das pessoas dizendo que os golpes com vídeo deepfake estão ficando mais sofisticados e mais difíceis de detectar.

É por isso que os golpes de deepfake que utilizam táticas avançadas estão se multiplicando em plataformas como TikTok e Instagram. Os golpistas estão se passando por celebridades ou marcas conhecidas para anunciar promoções “exclusivas” ou brindes falsos. Para os compradores de fim de ano, a linha que separa o autêntico do fraudulento continua cada vez mais tênue.

Em números

  • 1 em cada 5 americanos diz ter sido enganado durante as últimas festas de fim de ano
  • O prejuízo médio por vítima é de US$ 840
  • 57% dos entrevistados estão mais preocupados com os golpes de IA este ano do que no ano passado
  • 38% dos entrevistados acreditam que conseguem identificar golpes, mas 22% já caíram em um
  • O número de deepfakes detectados aumentou 1.740% na América do Norte no ano passado

 

Ao que ficar atento em 2025

1. Sites de lojas falsos e páginas de “ofertas” falsificadas

Esses golpes consistem em imitar os sites de grandes marcas, reproduzindo até mesmo o logotipo, as fotos dos produtos e até as páginas de atendimento ao cliente. A única diferença é o URL – uma única letra a mais ou um ponto final mal colocado (“target-sale.com” em vez de “target.com”).

Quando os compradores inserem seus dados de pagamento ou senhas nesses sites fraudulentos, essas informações vão diretamente para os criminosos. De acordo com a pesquisa da McAfee, esse medo de golpes durante as compras impediu que 40% dos consumidores concluíssem uma compra de fim de ano.

Como identificar: sempre verifique o endereço completo da Web, procure por “https” e evite clicar em um anúncio ou publicação social. É melhor digitar o nome do varejista diretamente no seu navegador para acessar o site oficial.

2. Golpes no TikTok e nas redes sociais

Até mesmo os criminosos cibernéticos seguem as tendências, e os vídeos curtos são pontos de acesso para golpes. Os golpistas usam deepfakes ou conteúdo roubado de influenciadores para fazer com que as ofertas “exclusivas” pareçam legítimas.

Por exemplo, um vídeo do TikTok pode mostrar uma celebridade promovendo um código de desconto que redireciona para uma loja falsificada.

De acordo com a pesquisa da McAfee, uma em cada cinco pessoas (20%) afirma que ela ou alguém que conhece foi vítima de um golpe de deepfake no ano passado. E, na maioria das vezes, os entrevistados disseram que encontraram deepfakes nas mídias sociais. Como identificar: verifique se a conta do criador é verificada. Analise publicações anteriores e padrões de engajamento. Marcas reais raramente compartilham vídeos únicos com links desconhecidos.

3. Golpes por SMS fraudulentos de entrega e envio

Você receberá uma mensagem de texto informando que um pacote não pode ser entregue ou que é necessário pagar uma pequena taxa para confirmar seu endereço.

A McAfee descobriu que muitas pessoas se depararam com notificações de entrega falsas, e muitas vítimas afirmam ter inserido informações de cartão de crédito pensando que estavam resolvendo um problema legítimo.

Como identificar: as empresas de transporte reais raramente enviam textos com links de pagamento clicáveis. Visite o site ou aplicativo oficial da transportadora para verificar se há problemas na entrega.

4. Golpes de cartão-presente e de verificação de conta

Esses golpes pressionam você a “verificar” sua conta ou a fazer um pagamento urgente. As mensagens podem alegar que sua conta do PayPal ou da Amazon está bloqueada e solicitar que você confirme os dados. Outros pedem cartões-presente para “resolver” um problema de cobrança.

Os golpistas contam com a urgência – uma vez que você envia um código ou número de cartão, os fundos desaparecem instantaneamente.

Como identificar: nenhuma empresa legítima solicitará pagamento em cartões-presente ou pedirá que você compartilhe códigos únicos por texto. Sempre faça login diretamente na sua conta, nunca por meio de um link enviado por mensagem.

Como fazer compras com segurança nesta temporada de final de ano

Vá direto à fonte. Se você vir uma oferta nas mídias sociais, digite você mesmo o URL da loja em vez de clicar na publicação. Os anúncios fraudulentos geralmente levam a domínios semelhantes.

Pense antes de clicar. Reserve um momento para verificar e-mails e mensagens diretas. Verifique o endereço do remetente, procure por erros de ortografia e passe o cursor sobre os links para visualizar para onde eles levam.

Use IA para combater IA. O detector de golpes da McAfee consegue identificar mensagens suspeitas, sites falsos e conteúdo deepfake antes que estes causem danos.

Mantenha seu software atualizado. Muitos golpes exploram navegadores ou aplicativos desatualizados. As atualizações regulares corrigem as vulnerabilidades antes que os criminosos possam usá-las.

Evite wi-fi público ao fazer compras. Redes públicas são fáceis de serem monitoradas pelos hackers. Em vez disso, use uma conexão segura ou móvel. Experimente a VPN da McAfee para se manter protegido enquanto navega e faz compras online.

Nunca pague com cartões-presente. Empresas e negócios legítimos nunca solicitarão que você pague ou verifique uma compra em troca de cartões-presente.

Desconfie de solicitações de pagamento com criptomoedas. Uma empresa legítima não forçará você a pagar com criptomoedas ou outros ativos de criptomoedas específicos.

Como a McAfee pode ajudar

O detector de golpes da McAfee usa inteligência artificial avançada para detectar automaticamente golpes em SMS, e-mails e vídeos. Ele bloqueia links perigosos, identifica deepfakes e impede que você sofra danos antes que eles aconteçam.

As ferramentas de proteção da identidade da McAfee também monitoram sinais de que suas informações pessoais podem ter sido expostas e orientam você nas etapas de recuperação.

Você pode entrar na sua conta McAfee para verificar se há violações recentes vinculadas ao seu e-mail ou experimentar uma avaliação gratuita do McAfee Antivirus para manter seus dispositivos seguros durante a temporada de compras.

Apresentando o McAfee+

Proteção contra roubo de identidade e mais privacidade para a sua vida online

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança na Internet

Back to top